sexta-feira, 30 de julho de 2010

UMA INTRODUÇÃO À HISTÓRIA

(Ciro Flamarion S. Cardoso)





De acordo com Cardoso, a história da vida é um processo único de separação entre espécies. Para ele, os acontecimentos únicos não são, por definição parte da ciência, porque são irrepetíveis e assim não sujeitos a verificação.

Segundo o autor, os historiadores não podem prever o futuro, às vezes se enganam quando tentam e, além disso, não podem explicar o passado, o que podem fazer é somente interpretá-lo.

CARDOSO nos diz que:



“A fronteira que separa a História da ciência não é a do contingente e do necessário, e sim a da totalidade e do necessário”.



De acordo com Cardoso, para Veyne o historiador pode atingir certas zonas de cientificidade, mas não pode alcançar a totalidade dos acontecimentos históricos. Logo, Marc Bloch definiu a História como ciência. Para ele, não se trata da “ciência do passado”, mas da “ciência dos homens no tempo”.

Segundo Cardoso, o termo História possui vários significados. Considerando a História-disciplina, temos então; a História do Brasil, a História da América, a História da África Negra, dentre outras. Todas essas subdisciplinas especiais integram o campo da disciplina História, mas cada uma delas possui conotações e significados específicos que não deixam de aumentar o caráter polissêmico da palavra “história”. Também é possível observar a polissemia no plano das concepções sobre o que é história. Sendo assim, é possível observar que o termo “História” pode não exatamente significar o mesmo contexto em cada uma das posições.

Cardoso nos diz que o interesse do livro é abordar a evolução da disciplina histórica a partir do século XVI, e apenas em suas grandes linhas. Nesse século, o mais importante desenvolvimento da preocupação de só aceitar fatos ou textos como autênticos depois de minuciosa verificação.

No século XVII, a crítica dos textos progride ainda mais. Novamente, preocupações estranhas à História-disciplina stricto sensu as que levaram a este avanço.

O século XVIII foi particularmente brilhante no campo da teoria, mesmo se os meios metodológicos ainda insuficientes então à disposição dos historiadores para seu trabalho tornavam prematuras de fato, algumas das exigências feitas na época à disciplina histórica.

Um comentário:

  1. Os historiadores por vezes nos dá vários conceitos de história. Pois fica cada vez mais dificil definir a imensidão e o vasto campo que a história avança e conquista cada vez mais. Muito bom !!!!

    ResponderExcluir